Momento Espírita
Curitiba, 29 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Pensando no seu filho

As crianças, de um modo geral, esperam a nossa gentileza. Elas necessitam de oportunidade e de amor para lograrem o triunfo.

Quem visse Aquele Menino, em Nazaré, brincando descuidadamente entre outras crianças, não poderia imaginar que era O construtor da Terra, nosso Modelo e Guia.

Por isso, ame, em seu filho, o filho de todas as mães e ame nos filhos das outras o seu próprio filho.

Os filhos são empréstimos divinos para construção do futuro ditoso, e o lar é o templo da família.

Todo o tempo possível deve ser aplicado na convivência familiar, através dos diálogos, dos exemplos, métodos mais eficazes de educação.

Os hábitos adquiridos no lar permanecem por toda a existência e se transferem para além do corpo.

Lembrem-se, pais e mães devotados, que o seu filho é também filho de Deus.

Seu filho nasceu por seu intermédio, mas não de você.

Está com você, mas não lhe pertence.

Seu filho é o discípulo amado que Deus pôs ao alcance do seu coração enternecido, no entanto, a sua tarefa não pode ir além daquele amor que o pai propicia a todos, ensinando, corrigindo, e educando através da disciplina para a felicidade.

Apresente-lhe o mundo, mas deixe-o construir o próprio mundo.

Mostre-lhe a vida, mas deixe-o viver.

Tome-lhe as mãos e ponha-as no trabalho, ensinando com o seu exemplo, mas não lhe desenvolva a inutilidade, realizando as tarefas que lhe competem.

Você poderá caminhar ao seu lado na estrada apertada, mas ele só terá honra quando conseguir chegar ao objetivo conduzido pelos próprios pés.

Você tem o dever de lhe apontar os abismos à frente; mas a ele compete contornar os obstáculos e descer às baixadas da existência para testar e fortaleza do próprio caráter.

Cumpra o seu dever amando-o, mas exercite o seu amor ensinando-o a amar e fazendo que no serviço superior ele se faça um homem para que o possa bendizer, mais tarde.

Seu filho é abençoado aprendiz da vida. Não lhe dificultes a colheita das lições, fazendo-lhe as tarefas.

Educar é viver com dignidade, deixando que se impregnem dos conteúdos, com vigor, aqueles que participam da convivência doméstica.

Ser pai ou mãe é uma grande responsabilidade.

A primeira escola é, pois, o lar, e este, por sua vez, é o resultado da conduta dos esposos que devem se esforçar para fazê-lo agradável, honrado e rico de paz.

Repetimos quem visse Aquele menino, em Nazaré, brincando descuidadamente entre outras crianças, não poderia imaginar que era O construtor da Terra, nosso Modelo e Guia: Jesus.

Pensemos nas crianças e trabalhemos seu presente com vistas ao futuro.

Pensemos nos nossos filhos como sendo aqueles corações com os quais temos o dever, assumido perante a divindade, de conduzi-los pela estrada do bem.

Pensemos na educação como quem pensa na importância do oxigênio, da água e do alimento para a vida. Essa é uma exigência de todos os instantes.

Pense nisso!

“Fazei com que as crianças procurem o que são capazes de achar com suas próprias forças” – Pestalozzi.

“O melhor método de educação para uma criança é arranjar-lhe uma boa mãe.” – Christian Morgenstern


Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no livro Crestomatia da Imortalidade – cap. 37 – A Respeito do seu filho.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998