Momento Espírita
Curitiba, 26 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone De dentro para fora

Somos muitos os que vivemos à procura de milagres para as variadas problemáticas que nos afligem.

Buscamos algo que possa ser ingerido, injetado, cheirado ou passado na pele, e que faça prodígios.

Estamos sempre procurando algo que resolva nossa vida. E bom seria que uma única cápsula fosse suficiente para solucionar tudo que nos tira o sossego.

No entanto, nossas buscas são sempre do exterior para o interior.

Tentamos retardar o envelhecimento com vitaminas, e esquecemos que o melhor remédio para esse caso, é a nossa disposição de ânimo.

O otimismo, a esperança, a alegria, o trabalho voluntário e desinteressado são excelentes contra os radicais livres.

O preconceito, o interesse pessoal, o egoísmo, o ódio, a mágoa provocam rugas no corpo e doenças na alma, problemas difíceis de tratar.

A ira, a revolta, o desejo de vingança são verdadeiros venenos para o coração. Podem provocar problemas cardíacos e até levar a óbito.

Eis aí alguns pontos que merecem nossa atenção e cuidado.

Pouco ou nenhum resultado teremos ingerindo produtos, alimentos, ou remédios, se não purificarmos a fonte das emoções.

Se desejamos manter a saúde e o bem-estar, precisamos estabelecer alguns cuidados básicos.

Uma boa leitura, um bom filme, um passeio, caminhadas frequentes, uma boa noite de sono, brincar com crianças, rir, saltar de alegria, meditar...

A conversa sadia com amigos, a visita a um enfermo, a uma criança internada, alguns minutos de atenção a um órfão são excelente profilaxia para diversos males.

Isso é fácil de comprovar. Em nosso círculo social, com certeza, devemos conhecer pessoas que realizam trabalhos voluntários por puro prazer.

Elas são sorridentes, não aparentam a idade que têm, e pouco adoecem.

Não têm tempo para falar mal da vida alheia, não guardam mágoa, não carregam ódio, não sentem inveja nem ciúme.  Estão sempre de bem com a vida.

Essas pessoas também são diferentes no ambiente onde trabalham profissionalmente, pois são leves, otimistas, e sua beleza brota de dentro para fora.

Portanto, vale a pena investir no nosso bem-estar, de forma eficiente e duradoura.

Mudemos alguns dos nossos hábitos. Tornemo-nos mais amigos, mais comunicativos, mais dispostos a descobrir o bem, as coisas positivas do que o mal que existe no mundo.

Só então os produtos, alimentos e remédios poderão causar os resultados esperados, pois terão como contributo uma força que vem de dentro, potencializando seus efeitos salutares.

Os avanços científicos e tecnológicos são alavancas que contribuem em todas as áreas para a saúde, o bem-estar, mas para nos ajudar com eficiência, dependem da nossa disposição íntima.

Pensemos nisso e comecemos a nos cuidar, de forma correta e eficaz.

Todos podemos e somente nós podemos, pois quando se trata de zelar pela fonte da vida que existe em nossa intimidade, ninguém poderá atuar senão nós mesmos.

Cuidemo-nos. Cuidemos de nossa saúde, começando de dentro para fora...

Redação do Momento Espírita.
Em 6.4.2023.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998