Momento Espírita
Curitiba, 19 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone O vício do fumo
 

Foi no ano dois mil que um jornal do Rio de Janeiro publicou nota do Sr. Steven Parrisch, então vice-diretor geral da Philip Morris, a empresa que mais produz cigarros no mundo.

Ele declarou que a nicotina é uma substância nociva, capaz de produzir dependência.

Disse ainda que a sua empresa estava disposta a acatar restrições da agência do governo americano que controla a venda de alimentos e remédios.

Ele acreditava que o mercado de cigarros estava destinado a encolher e anunciou que sua empresa tinha planos de investir mais no setor de alimentos.

A nota nos levou a ponderarmos quantos de nós ainda hoje perdemos minutos preciosos no ritual das baforadas de nicotina.

Quantas horas precisamos trabalhar para alimentar esse vício e depois pagar o tratamento de moléstias que decorrem dele.

Quantos dias de trabalho perdidos, em função de internamentos hospitalares por causa do fumo.

Quantos dias estamos abreviando de nossa existência por comprometer a aparelhagem orgânica com o fumo.

Ao mesmo tempo, a nota nos remeteu à reflexão de que os homens estão se motivando para as grandes mudanças.

Quando uma indústria que produz cigarros anuncia que investirá mais no setor de alimentos, percebemos que o homem está se preocupando com seus irmãos em humanidade.

Em vez de provocar enfermidade, dor e morte, com a disseminação de uma droga como o fumo, estará possibilitando alimentação adequada a maior número de criaturas.

Talvez, em tempo não muito distante, possamos dizer que nenhum ser humano morrerá de fome, porque o homem abandonará o egoísmo, o serviço a si próprio e sairá ao encontro do seu irmão.

Imaginemos uma Terra onde os campos de trigo se estendam a perder de vista, onde os arrozais se multipliquem e as pastagens verdejantes propiciem adequado alimento ao gado leiteiro.

Uma Terra em que a tecnologia se humanize, em que se pense em criar somente o bem-estar para a Humanidade.

Estamos na alvorada de uma nova era. O sol da esperança afugenta as trevas do egoísmo.

Os servidores do bem se espalham pelo planeta e assinalam a sua presença com ideias renovadoras.

Sem alarde, esses corações trabalham assegurando o mundo melhor do amanhã, que conta, para sua definitiva instalação, com a nossa contribuição pessoal.

*   *   *

Não engrossemos as fileiras dos desanimados, nem aplaudamos os que espalham o mal.

Embora o vendaval das dores que se abate sobre a Humanidade, Jesus está no leme e Seu Evangelho triunfará do mal em desgoverno.

A tempestade passará e a luz brilhará mais intensamente.

A sombra do mal é somente a ausência da claridade do bem. Não é real.

Só Deus é vida e somente o bem é a meta.

 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Qualquer droga, do boletim Serviço espírita de informações, nº 1669 e no cap. 10 do livro Momentos enriquecedores, do Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

Em 30.01.2012.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998