Momento Espírita
Curitiba, 29 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Transformação íntima

Quase todos os dias nos vemos cercados por conflitos, os mais diversos, em função dos comportamentos que adotamos.

Adotamos modelos do mundo, que entusiasmam por algum tempo. São atores, cantores, políticos, oradores. Modelos que nem sempre são bons e, em consequência, trazem reflexos negativos para nossas vidas.

Como a grande maioria dos homens, nós também acabamos por confundir padrões comuns com padrões normais. E o que é comum, nem sempre é normal.

Se fizermos uma análise mais profunda, logo descobriremos que muitos dos comportamentos comuns da nossa sociedade ainda estão em fase de amadurecimento moral.

E, ao assumirmos essas posturas comuns como normais, nem imaginamos como os nossos erros nos criam dificuldades e até aos outros.

É preciso que nos conscientizemos de nossos erros e comecemos a trabalhar para nos desvencilharmos deles.

Termos em mente que, da mesma forma que o tempo passa para os outros, também passa para nós. Que meditemos na severidade das leis de consciência, que nos pedirão contas do que fizemos das oportunidades que nos foram dadas quando no corpo de carne.

Que aprendamos a superar o disfarçado egoísmo, buscando as estradas da renovação que se faz inadiável.

Que deixemos para trás a infância e atinjamos a maturidade espiritual.

Já vivemos os tempos em que não podemos mais fugir da realidade, que nos convida ao autoaprimoramento. Os tempos que haveriam de chegar, conforme a linguagem de Jesus, já chegaram.

Não há mais tempo para acomodações. As leis imutáveis de Deus estão gravadas em nossa consciência. Já não podemos viver, desconsiderando-as.

Todos, sem exceção, gozamos da chance de recomeçarmos. Arrumarmos o que bagunçamos, o que muitas vezes é mais do que a nossa vida. É a vida dos outros também. Tudo isso nos permitirá, contribuir para o progresso em geral. Agindo com mais acerto, melhoramos tudo á nossa volta.

É o amor que transforma, constrói, multiplica, agindo em nós como bálsamo renovador. Basta que tenhamos coragem de mudar.

É tempo de investirmos em nós mesmos. Onde quer que nos encontremos, esforcemo-nos para superar as dificuldades. Apliquemo-nos a converter as sombras em claridade.

Caminhemos com a certeza de que os Espíritos do Senhor, esses bondosos amigos da Espiritualidade derramam, constantemente, sobre as nossas vidas as sublimes energias de que temos necessidade para nos fortalecermos na esperança da conquista de um mundo melhor.

O mundo melhor com que todos sonhamos.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 23.7.2012.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998