Momento Espírita
Curitiba, 29 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Jesus, o Homem

O que pensamos a respeito  da figura de Jesus Cristo?

Temos certeza de que Ele tenha existido ou achamos que se trata apenas de uma lenda?

Definitivamente, Jesus viveu nas terras da atual Palestina, há mais de dois mil anos.

Muitos afirmam não haver nenhum registro histórico a não ser o Novo Testamento bíblico, como se os Evangelhos não fossem um registro histórico. Mas, na verdade, estão enganados.

Um historiador judeu da época registrou-Lhe a passagem pela Terra, além do senador romano Públius Lêntulus, que escreveu ao imperador de Roma, Tibério César, falando a respeito de Jesus.

Ao mesmo tempo em que alguns procuram afirmar não ser Jesus mais do que uma lenda, outros mitificaram-nO a tal ponto, que os Seus ensinamentos foram obscurecidos pela idolatria.

Enquanto uns se encontram no extremo da descrença e outros no extremo do fanatismo, ambos perdem a essência da mensagem do Mestre.

Jesus foi um Espírito de extraordinária elevação e sabedoria e, segundo os próprios Espíritos, o mais perfeito que já viveu na Terra.

Foi um homem normal, revestido, contudo, de todas as virtudes do homem total.

Os homens não temos as devidas condições para aquilatar o significado de Sua personalidade, por isso os Seus feitos se apresentam milagrosos, posto que muitos ainda desconhecemos as faculdades paranormais que todos  podemos desenvolver.

Mais fantástico do que Suas curas e Seus feitos, são os ensinos que deixou.

Jesus jamais escreveu um livro mas, mesmo assim, a Sua mensagem conseguiu vencer o tempo e sobreviver mais de dois mil anos, apesar das distorções produzidas por muitos dos Seus seguidores, ao longo dos séculos.

O que é mais coerente para uma conduta de vida do que Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo?

O que é mais profundo do que a Sua visão de justiça que prescreve se fazer aos outros aquilo que gostaríamos que eles nos fizessem?

Que compreensão é mais sábia do que a Sua, orientando a que atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado?

Jesus não é uma imagem a ser idolatrada e nem uma pintura a ser adorada. Não, Jesus é uma mensagem a ser estudada, sentida e vivenciada.

Jesus é o ápice ao qual a criatura humana pode chegar com o desenvolvimento de suas faculdades, como Ele próprio chegou.

Ele é o Espírito mais perfeito que já pisou na Terra. Como todos nós, também é filho do Criador e a Sua vida é o exemplo superior a ser seguido.

Jesus é o Homem Integral.

 *  *  *

 

Por que será que é tão difícil pôr em prática os ensinos cristãos?

Será porque ainda não acreditamos que eles sejam realmente bons?

Ou será impossível colocá-los em prática?

A resposta para essas perguntas se encontram na própria vida de Jesus.

Se os Seus conceitos não fossem tão bons, Ele não teria oferecido a Sua vida para ensiná-los e, se fosse impossível vivê-los, Ele não os teria exemplificado.

Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita.

Em 25.7.2012.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998