Momento Espírita
Curitiba, 29 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Ser voluntário

Você já pensou em se tornar voluntário no bem? Existem muitos que pensam em ser voluntários, mas logo desistem.

Alguns, porque o desejo é muito fraco. É só uma chama que surge de repente e depressa se apaga. Outros, porque não sabem por onde começar.

Contudo, voluntários são bem-vindos em toda parte.

Você pode ser voluntário na área de lazer em asilos ou casas de repouso. Quantos doentes em recuperação e idosos sem carinho ficam ali, olhando as horas passar intermináveis, longas, dolorosas.

Você pode dispor de algumas horas, uma ou mais vezes na semana, para estar com eles e realizar algum lazer. Pode levar a passear aqueles que conseguem caminhar, pode lhes exercitar a mente com um jogo recreativo.

Ou simplesmente, ouvir e conversar. Quase sempre, mais ouvir, porque eles têm muitas e longas histórias de suas experiências para contar. E raramente encontram alguém que os escute.

Se você sabe fazer algum trabalho manual, pode se dispor a ensinar esses que têm tantas horas vazias. Assim, não somente eles se sentirão úteis, como também produzirão utilidades para outros, colaborando ainda com a própria instituição em que se encontram.

Afinal, recursos monetários sempre faltam em todo lugar.

Você pode ser voluntário em creches, centros de saúde, escolas, prisões. Tudo depende das preferências e das habilidades de que disponha. Do tempo que deseje ocupar. Da cota de amor que deseje ofertar.

Você pode servir em instituições religiosas que atendam aos carentes. Se é mãe, pode repassar as suas experiências de educadora, falando a outras mães do quanto é valioso ensinar a um pequenino os conceitos da dignidade, da honestidade.

Ensinar como um bebê deve ser acarinhado e como é mais importante um beijo e um abraço de mãe do que muito medicamento.

Você pode ser voluntário na assistência social. Não espere que venham bater à sua porta e rogar auxílio. Busque os irmãos necessitados e ajude como puder.

Você pode ser voluntário na propaganda do bom.

Não aguarde a riqueza para divulgar os princípios da sua fé. Verifique, desde já, os livros, folhetos, jornais, que estão guardados em sua casa.

Comece a distribuí-los a quem se encontra em desânimo. A quem está buscando encontrar Deus e se perdeu nos labirintos do mundo.

Seja voluntário na Seara de Jesus, onde você estiver, sem esperar convite especial.

*   *   *

Vivemos os tempos da renovação. Estamos nos encaminhando para o limiar de uma nova era. Ouçamos a convocação milenar de Jesus para que sirvamos em Suas fileiras.

Cada qual pode servir a seu modo.

Alistemo-nos enquanto nos sintamos válidos.

Apresentemo-nos em alguma frente de atividade renovadora, cultivando espontaneidade nas tarefas do bem.

Não importa onde nos encontremos nem o que tenhamos. Façamos o bem com muito amor, com alegria, como alguém que guarda a certeza de que está semeando estrelas nas estradas da vida, que iluminam tanto os outros quanto a nós mesmos.

 

Redação do Momento Espírita, com base
no cap. 58, do livro
O Espírito da Verdade, por Espíritos
diversos, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.

Em 13.09.2012.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998