Momento Espírita
Curitiba, 19 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Evangelho no lar

Em torno de cada um de nós existe uma psicosfera, formada por fluidos espirituais, que será boa ou má, de acordo com o nosso comportamento mental.

Quem vive num clima interior de desequilíbrio cria em torno de si uma psicosfera negativa. Naturalmente, quem cultiva virtudes morais e intelectuais estará envolvido numa atmosfera agradável.

Mas também os lugares possuem sua atmosfera espiritual peculiar. Esta será formada pelo conjunto de ideias, sentimentos e desejos nutridos pelos que ali vivem, trabalham e se movimentam.

Para dar uma ideia de quanto os ambientes espirituais nos afetam façamos uma analogia. Imagine uma sala fechada, encharcada de fumaça de cigarro e uma outra, bem arejada, iluminada pelo sol e onde ninguém fume: você certamente se sentiria melhor no segundo ambiente do que no primeiro.

O que acontece em nível espiritual é mais ou menos a mesma coisa. Mas, ao invés da fumaça de cigarro, o que contamina os fluidos espirituais são os pensamentos de ódio, de malícia, de ironia... E o que os purifica são os sentimentos nobres, como a tolerância, a compreensão, a paciência.

Muitas pessoas reclamam dizendo que não se sentem bem dentro de casa, isso é muito grave, especialmente sabendo que o lar simboliza para o ser humano o seu abrigo, a sua proteção. Ali, mais do que em qualquer outro lugar, ele deve se sentir bem.

Então, o que fazer?

Não existem soluções milagrosas, mesmo porque a paz depende do nosso esforço por conquistar equilíbrio interior. Mas há um hábito absolutamente positivo e que serve de antídoto contra muitos dos males que nos atingem: é a oração em família.

Sempre no mesmo dia e no mesmo horário os familiares se reúnem para ler uma página edificante e comentá-la.

Aproveita-se a ocasião para conversar com o Criador através da oração, agradecendo pela existência, pedindo proteção...

A oração em família é o alimento para a alma e, muitas vezes, as dores e angústias que se abatem sobre nós são fruto de uma espécie de subnutrição espiritual.

Colabore com uma psicosfera mais amena em sua casa, evitando gritos, discussões vazias e brigas sem sentido.

Mas faça mais, mande, através da oração, um convite ao Criador de todas as coisas para que Ele, com Sua presença luminosa, venha fazer parte da sua vida.

A oração no lar, ante a sombra da indiferença e da maldade que teima em nos envolver nestes dias, é um farol de luz norteando uma Nova Era, a Era do amor.

*   *   *

Somos Espíritos imperfeitos. É difícil encontrar uma pessoa que nunca se zangue, que não se magoe de vez em quando ou que jamais pense no mal.

Daí percebemos que as nossas distonias emocionais acabam por perturbar os nossos ambientes, sobretudo o nosso próprio lar.

Por isso é tão importante a oração em família. É o momento em que paramos para meditar, pensar na vida, sob a proteção dos espíritos bons.

Converse com seus familiares e experimente por algum tempo acender esta luz dentro da sua casa.

Pense nisso, mas, pense agora!

*   *   *

Sábio é o homem que conduz a vida sabendo para onde a vida o está levando.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 22.10.2012.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998