Momento Espírita
Curitiba, 28 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Fofoca

Tudo começou num galinheiro. Isso mesmo. Em um galinheiro. O sol estava se pondo. As galinhas pularam para o poleiro. Havia uma, de penas brancas e curtas. Muito respeitável em todos os sentidos. Assim que voou para cima do poleiro, começou a se catar com o bico.

Uma peninha caiu ao chão. Lá se vai uma pena - ela disse. Parece que quanto mais eu me cato, mais bonita eu fico.

Falou por brincadeira. Era a mais brincalhona entre todas. E foi dormir.

Ao lado havia uma galinha que ouviu o que ela disse. Quer dizer ouviu e não ouviu...

Não se conteve e cochichou para a outra galinha: Não vou dizer o nome mas tem uma galinha aqui que quer tirar as próprias penas só para ficar mais bonita. Se eu fosse um galo eu a desprezaria.

Ora, em cima do galinheiro havia uma família de corujas. Todas ouviram as palavras da vizinha da galinha branca. Reviraram os olhos. Mamãe coruja bateu as asas e foi tapar os ouvidos dos filhotes.

Vocês ouviram o que eu ouvi? Uma das galinhas esqueceu completamente o que é boa conduta. Tirou todas as suas penas e deixou que o galo a visse. Preciso contar o caso para minha vizinha.

Enquanto as corujas conversavam e riam, as pombas ouviram. E saíram comentando que havia uma galinha que tirava todas as penas só para se mostrar para o galo. Com certeza iria morrer de frio.

A conversa foi passando adiante. Logo, no pombal, se falava que duas galinhas haviam arrancado as penas para chamar a atenção do galo. Haviam apanhado um resfriado e morrido de febre.

Quando a conversa chegou aos ouvidos do galo, já eram três as galinhas mortas. Era uma história tão terrível que ele não podia guardar para si. Encarregou os morcegos de levá-la adiante.

De galinheiro em galinheiro a história foi sendo contada. A verdade verdadeira - diziam - era que cinco galinhas tiraram todas as penas para mostrar qual delas tinha emagrecido mais de paixão pelo galo. Haviam se bicado umas às outras até a morte. Uma desgraça para suas famílias! Grande prejuízo para o dono do galinheiro.

Então, a galinha branca, que tinha perdido uma única peninha, não reconheceu sua própria história. Por ser muito respeitável, tomou uma atitude. Fez de tudo para que os jornais publicassem a história e corresse a notícia pelo país inteiro. Ela desprezava aquelas aves que mereciam ser punidas com o escândalo.

A verdade verdadeira é que a história foi impressa nos jornais. Assim uma única peninha se transformou em cinco galinhas.

A história lhe lembra alguma coisa? Algum fato semelhante?

A fábula bem pode nos servir de carapuça.

Quantas vezes ouvimos pela metade as verdades e as traduzimos como queremos que sejam?

Com que facilidade destruímos a reputação de pessoas honestas, dignas! Normalmente, nem perguntamos se é verdade.

O importante é que a notícia não pare em nós. Que ela circule. Ah, e nos encarregamos de acrescentar uma pitadinha da nossa imaginação.

A palavra nos foi dada para o crescimento, não para a destruição. Passemos a utilizá-la para o bem. Se o que ouvimos, não serve para a melhoria dos outros, a instrução de alguém, para que passar adiante?

É preciso selecionar as nossas conversas. Já por esse motivo é que Deus nos dotou com dois ouvidos. Para ouvir bem. E uma boca somente.

*   *   *

Ouça com lógica! Procure silenciar onde você não possa prestar auxílio. A vida dos outros, como afirma a própria expressão, é realmente dos outros e não nossa.

O tempo que se emprega na crítica e na maledicência pode ser usado em construção.

 

Redação do Momento Espírita, com base no conto A verdade
verdadeira, de Andersen, e no cap. 36, do livro Sinal verde, pelo Espírito André
Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed.CEC.

Em 12.11.2012.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998