Momento Espírita
Curitiba, 19 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Perispírito

 

Como é o Espírito após a morte?

Ele conserva sua aparência física, suas sensações e suas necessidades? Os Espíritos se reconhecem após a morte?

Para entendermos todas essas questões faz-se necessário um pequeno estudo a respeito do perispírito.

O perispírito é o envoltório fluídico que serve de intermediário entre o Espírito e o corpo.

Todos os órgãos físicos encontram seus correspondentes energéticos no perispírito, que se liga ao corpo molécula a molécula.

Pois bem, é esse envoltório fluídico que mantém a aparência humana do Espírito após a morte.

Além disso, ele é responsável pelas percepções espirituais.

Tudo o que se passa em nível físico reflete-se no perispírito e, por extensão, tudo que se passa em nível espiritual reflete-se no corpo, através do perispírito.

O Espírito é como uma centelha de luz.

Não precisa vestir-se nem alimentar-se, não sente frio ou sede, porque essas necessidades e sensações são puramente biológicas.

Contudo, por um condicionamento psicológico, pode suceder que, após a morte, o Espírito tenha a impressão dessas sensações e necessidades, que lhe parecem bem reais, dada a densidade do seu corpo fluídico.

Nesses casos, o corpo espiritual, que é o perispírito, pode ressentir-se do distúrbio mental advindo daquela falsa impressão, mas, na realidade isso só acontece porque o Espírito ainda está muito atrelado à matéria.

Para nós, encarnados, o perispírito é impalpável, entretanto para os Espíritos desencarnados, o perispírito é tão palpável quanto o próprio corpo físico.

Por todas essas razões, após a morte, o Espírito conserva os traços físicos que tinha em vida e sua personalidade não se altera, senão pelo baque que a continuação da vida exerce sobre ele.

Os Espíritos mais adiantados moral e intelectualmente podem modificar sua aparência perispiritual, mostrando-se com a feição que mais lhes apraza. Os inferiores já não possuem essa condição, em plenitude, podendo somente distorcer sua aparência.

Não pense que após a morte você passará a viver num mundo esvoaçante e fantasioso...

O mundo espiritual, para o nosso nível evolutivo, ainda é bastante semelhante ao mundo corpóreo, ou melhor, o mundo corpóreo é que é uma cópia imperfeita do mundo espiritual.

*  *   *

No plano espiritual existem colônias onde vivem os Espíritos.

É muito natural que os Espíritos se agrupem após a morte, conforme suas afinidades e o seu padrão evolutivo, formando, então, essas colônias, cuja organização social é muito mais avançada.

Os Espíritos inferiores podem assumir feições assustadoras.

Às vezes, isso acontece por efeito de sua distonia mental e, noutras vezes, porque desejam realmente assustar. Todavia, é como uma espécie de fantasia, porque todos os Espíritos são homens que já morreram.

*   *   *

Guiado pela certeza da Imortalidade da alma e da reencarnação, viva cada segundo como se fosse o único.

Porque, mesmo a vida continuando, o tempo não volta.

 

Redação Momento Espírita.
Em 12.11.2012.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998