Momento Espírita
Curitiba, 18 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Autêntica coragem

Há muita falta de coragem nos dias que correm. Não a coragem que significa bravura em face de um grande perigo qual foi a do lendário Teseu, na Grécia, que se decidiu a enfrentar o terrível Minotauro, na ilha de Creta, para libertar o seu povo da maldição que lhe impusera o rei Minos.

Esse rei, como represália pela morte de seu filho na Grécia, em circunstâncias estranhas, jamais explicadas, passou a exigir a cota anual de sete moças e sete moços dos mais belos e requisitados de Atenas para servirem de pasto ao seu monstro, afinal enfrentado e derrotado por Teseu, filho do rei Egeu.

Falamos da coragem de assumir os próprios erros, de tomar posturas frente a situações, qual seja a paternidade responsável.

Quantos, em nome de preconceitos ou comodismo, não o tem feito.

Coragem é definida também como a defesa do que é justo, correto, verdadeiro. Quantos temos essa coragem?

Recordamos de Jesus, postando-se ao lado da mulher adúltera e, por reconhecer que o julgamento era injusto, arbitrário, pois somente apresentava um dos réus, a defende.

Não pelo seu ato, pois lhe recomenda que não torne a repeti-lo, convidando-a a uma nova vida nobre e digna. Mas defende, em verdade, a reforma de uma lei, com seu gesto e suas palavras, motivando os homens de então a uma séria reflexão e revisão dos conceitos vigentes.

Coragem tamanha teve Gandhi, o líder indiano, tomando a defesa de seu povo, lutando pelo que acreditava correto e verdadeiro. E frise-se, uma luta sem sangue, sem guerra.

Foi luta de ideias, demonstrando fortaleza moral. Tudo para libertar o seu povo do domínio inglês. E o conseguiu.

Coragem semelhante teve, nos Estados Unidos, Rosa Parks, uma mulher negra. Cansada das humilhações porque passavam ela e os seus irmãos, naquele país, resolveu lutar.

Sua luta resumiu-se a se negar ceder o lugar no ônibus para os brancos, simplesmente pelo fato de ela ser negra e assim dizer a lei.

Enfrentou os que estavam no ônibus, o motorista, tudo. Permaneceu sentada, dizendo dos seus direitos como ser humano que trabalhava, havia pago sua passagem, como todos os demais, estava cansada e não via motivo algum para proceder diferente.

Não se tratava de ceder o lugar a um idoso, a um deficiente, a uma mulher grávida ou com criança ao colo. Era uma questão de cor da pele. Injusta, portanto.

Foi presa e julgada. Sofreu, sim. Mas sua coragem conseguiu que a lei fosse revista e mais tarde revogada.

Coragem de lutar, de afirmar-se honesto, fiel a bons propósitos, coragem para vencer - eis o de que necessita o mundo atual.

*   *   *

Ante comentários assim: Sofro muito. Detesto a vida. Não me mato porque me falta coragem, pense:  é necessária muita coragem para se viver todos os dias, com dignidade, enfrentando as lutas e os óbices, vencendo tudo e a si mesmo.

Quando ouça: Sei que está errado, mas não tenho coragem de falar, pense: não defender o que é correto, verdadeiro, pode redundar em prejuízo para muitos.

Se todos desejamos um mundo melhor, mais pleno e justo, lutemos para implantá-lo, com nossas ações, em todas as oportunidades que se façam presentes.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 25.1.2013.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998