Momento Espírita
Curitiba, 18 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Manhã especial

Era para ser mais uma manhã como outra qualquer, do cotidiano da vida. Mas não foi...

O trânsito, quase sempre caótico, fazia com que os motoristas permanecessem alguns minutos parados, nos semáforos.

Ninguém, com certeza, imaginava o que viria pela frente. Sons e cores se misturavam naquele cenário, brindado pela natureza com um belíssimo sol de outono.

Envoltos em seus pensamentos, cada qual programava a rotina daquele dia. Contas a pagar, clientes a atender, documentos a assinar, relatórios a revisar, refeições, encontros.

De repente, a novidade. Já havia, por certo, passado diversos ambulantes e entregadores de panfletos comerciais, quando aquele homem chamou a atenção de todos os que estavam próximos.

Estava trajado de modo bem simples e com um colete, contendo o nome do jornal que vendia, naquele local.

O sinal não demoraria a abrir, quando ele se deteve, por alguns segundos, junto à janela do passageiro de um dos carros parados no semáforo.

Debruçou-se na janela, ante a surpresa e a expectativa dos dois homens que estavam naquele veículo.

E não era por acaso. O rádio deles estava com um volume relativamente alto, que permitia aos demais motoristas ouvi-lo, mesmo que estivessem com as suas janelas fechadas.

Fechadas, é bem verdade, como as portas, travadas pelo receio que temos, todos, neste nosso presente incerto, das ameaças da violência que ronda sobre nossas cabeças.

De repente, a mágica. O homem passou a cantarolar, acompanhando a música e, empolgando-se, desfilou alguns passos bem ritmados, com extrema perícia e graça.

Afastou-se, com o desenrolar de sua surpreendente dança, e abriu um sorriso, extremamente contagiante. Subiu na calçada, ainda com os jornais em punho, os quais, aliás, pareciam ser o seu par naqueles passos tão definidos.

Finda a dança, ele olhou para trás, esboçou um tímido sorriso, com um radiante brilho nos olhos, como a agradecer aos tais homens, ou mesmo ao infinito, pela oportunidade de compor a sua trilha sonora daquele árduo dia de trabalho.

*   *   *

Interessante como a maioria de nós, para enfrentar o dia que começa, já sai de casa amargurada, aflita, sobrecarregada, impaciente, nervosa, agitada, aborrecida.

Pensamos nos problemas a resolver, nos débitos a saldar, nas pessoas que teremos de atender e tantas coisas desagradáveis que enchem nosso cotidiano.

Envoltos na rotina e na agitação do mundo moderno, esquecemos de bailar, de sorrir, de apreciar o tempo passar, de observar uma flor, um pássaro ou um cão, ou um ser humano igual a gente.

Um ser humano que, mesmo diante de dificuldades, com parcos recursos materiais, sujeito a um subemprego, exposto às intempéries e aos maus tratos e grosserias de algumas pessoas, encontra motivos simples para abrir um largo sorriso, rindo para a vida, para que essa mesma vida, em seguida, possa lhe sorrir.

*   *   *

Cultiva a alegria. Essa alegria que independe das coisas de fora, mas que nasce na fonte cantante e abençoada do solo do coração e verte abundante como um rio de paz.

Com o que tiveres, exalta a alegria, embelezando a vida e vive em totalidade os momentos de felicidade que a vida te oferece.

 Redação do Momento Espírita, com base no artigo Naquela manhã, de
Marco Hiel Queren, da revista
Harmonia, de junho 2001, ed. ADE/SC e no
verbete
Alegria, do livro Repositório de sabedoria, v. 1, pelo Espírito Joanna
de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em  13.7.2013.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998