Momento Espírita
Curitiba, 25 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Federação Espírita do Paraná

Vinte e quatro de agosto. O dia é muito significativo para o movimento espírita.

No início do século, mil novecentos e dois, um pugilo de homens valorosos decidiu criar a Federação Espírita do Paraná.

Assim que os primeiros exemplares das obras básicas do Espiritismo, vindos do Exterior, pelos portos de nossa grande costa marítima; desde que a Federação Espírita Brasileira começou a editar e distribuir tais obras, comerciantes e intelectuais se muniram dessas obras literárias.

A princípio era privilégio dos ricos ou de quem morasse nos círculos próximos às editoras.

Um português de nascimento, Manoel José da Costa e Cunha, se transferiu do Rio de Janeiro para a capital paranaense.

Apreciador a princípio, militante depois, da Doutrina Espírita, adquiria as obras procedentes da então capital federal e as distribuía às pessoas de sua amizade.

Nessa época, já ia tomando corpo a difusão da Doutrina Espírita, em todo o território nacional, sempre num clima de muita independência de ação, o que é altamente salutar.

Também se esboçavam as características de um trabalho organizacional federativo, a ser levado a efeito pela Federação Espírita Brasileira.

Foi a partir daí que, no Paraná, nasceu esse movimento, também denominado movimento federativo.

Assim, graças a um punhado de corações pioneiros, movidos pelo ideal de unificação das forças nascentes no movimento espírita em terras paranaenses, decidiu-se lançar as bases da organização estadual.

Levando em consideração os fundamentos sociodemocráticos da Doutrina Espírita, fundou-se uma das federativas pioneiras.

Foi no dia vinte e quatro de agosto de mil novecentos e dois que se reuniram essas mentes arejadas e espíritos altaneiros, para consagrarem o acontecimento.

Do grupo de idealistas da época, constam como seus fundadores: Vicente Nascimento Júnior, Augusto Correia Pinto, Benedicto Vianna, João Urbano de Assis Rocha, Sebastião Paraná, João Álvaro de Aguiar e Domingos Duarte Velloso.

Ao longo desses anos, a Federação Espírita do Paraná desenvolveu um conjunto de atividades, não somente na área de difusão da Doutrina Espírita e de apoio às Sociedades Espíritas do Paraná, sua principal finalidade, mas também, no setor de obras sociais.

Podemos destacar o Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, os Centros de Educação Infantil Adolfo Bezerra de Menezes, Josefina Rocha e Mariinha, Escola Profissional Maria Ruth Junqueira, Associação Protetora do Recém- Nascido e Caixa de Assistência ao Tuberculoso pobre e família.

As casas espíritas cadastradas e filiadas recebem o apoio da federativa estadual, em forma de cursos, encontros, seminários, material didático para o desenvolvimento sempre aprimorado das suas atividades.

Para melhor alcançar o seu objetivo, de coordenação e dinamização do movimento espírita, a Federação Espírita dividiu o Estado em regiões, ou seja, em Uniões Regionais Espíritas, que atendem, dessa forma, mais de perto, os centros espíritas.

São vinte Uniões Regionais Espíritas atuantes e ativas, com sedes estratégicas, sendo três na capital: Metropolitanas Leste, Oeste e Norte e mais dezessete no Interior e Litoral.

Para auxiliar na difusão doutrinária, a Federação instituiu a Livraria Mundo Espírita, que funciona como distribuidora de livros espíritas para o Paraná.

Edita, mensalmente, o Jornal Mundo Espírita, há oitenta e um anos.

É por esse motivo que nos alegramos com os seus cento e onze anos de existência.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 6.11.2013.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998