Momento Espírita
Curitiba, 29 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone O prêmio da loteria

Quantas vezes já pensamos em ganhar na loteria? Quantas vezes, em sabendo dos elevados prêmios lotéricos, imaginamos colocar a mão na volumosa quantia?

Até, de uma forma simplória, comentamos que não precisaríamos ganhar o valor total sozinhos. Quem sabe, um quinto, um terço do prêmio nos seria suficiente.

Poderíamos, de imediato, parar o trabalho profissional. Poderíamos gozar a vida, enfim.

E os sonhos vão sendo enumerados. Imaginamo-nos realizando a viagem idealizada há muito tempo e sempre adiada.

Quem sabe, agora poderia ser o momento. Viajar, sem preocupações com os valores a serem gastos. Hospedar-se nos melhores hotéis, viajar em grande estilo.

Visitar lugares somente conhecidos por fotografias, assistir espetáculos, no Teatro Mariinski, em São Petersburgo e nos famosos teatros da Broadway.

Visitar o Museu Hermitage, na Rússia, a Catedral de Sal na Colômbia, as velhas cidades da Europa, testemunhas das tragédias e conquistas da História.

As ruínas do Fórum Romano, do Coliseu e as localidades do Oriente por onde transitaram os grandes poetas, historiadores, dramaturgos.

Ah, se ganhássemos o grande prêmio!

Quantos sonhos poderíamos concretizar. De quanta alegria desfrutaríamos!

*   *   *

Neste mês de março, uma professora de literatura ganhou o prêmio de Professor Global, em Dubai, nos Emirados Árabes. A soma foi um milhão de dólares, mais de três milhões e trezentos mil reais.

A norte-americana Nancie Atwell foi selecionada entre mil e trezentos candidatos de cento e vinte e sete países.

Teve seu nome anunciado no palco por Sunny Varkey, fundador da Fundação Varkey, organização sem fins lucrativos, que se concentra em questões de educação.

Varkey é também fundador da empresa de educação sem fins lucrativos, Gems, que tem mais de cento e trinta escolas em todo o mundo.

Junto com Nancie, foram levados para Dubai, para a cerimônia, os outros nove finalistas. Eram dois professores dos Estados Unidos, e os demais do Afeganistão, Índia, Haiti, Camboja, Malásia, Quênia e Reino Unido.

O prêmio foi criado para ser o maior de sua modalidade e para servir como uma espécie de Nobel para um professor excepcional a cada ano.

Pois essa professora, com quarenta e dois anos de trabalho com métodos inovadores e pioneiros no ensino de literatura, anunciou que doaria o valor total do prêmio para o Centro de Ensino e Aprendizagem, que ela fundou em 1990, em Edgecomb, Maine.

Trata-se de uma escola sem fins lucrativos, criada para desenvolver e divulgar os métodos de ensino. Segundo suas estatísticas, noventa e sete por cento dos seus diplomados entram para a Universidade.

Nancie disse que sua verdadeira premiação vem das respostas dos alunos, ou seja, de seu desempenho, do sucesso que eles obtêm.

Eu acho que sou premiada todos os dias pelas experiências que tenho com as crianças na sala de aula, disse ela, para a Associated Press, após receber o prêmio.

Com seu gesto, ela deu ao mundo mais uma grande lição, talvez a maior de sua vida: a do desprendimento e amor ao semelhante.

Ensinou que o mais importante é concretizar sonhos alheios e com isso laureou-se na Academia do Bem.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com informações colhidas no
 site www.sonoticiaboa.com.br, de 26 de março de 2015.
Em 12.5.2015.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998