Momento Espírita
Curitiba, 25 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Além do intelecto

Nos dias atuais, existem aqueles que acreditam que oração, fé e religiosidade são questões próprias de pessoas simplórias e crédulas.

Pessoas que se permitem convencer por qualquer coisa, que acreditam em tudo e todos. Pessoas sugestionáveis.

No entanto, o Dr. Alexis Carrel, que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 1912, por seus trabalhos sobre sutura vascular e transplante de vasos sanguíneos e órgãos, realizou estudos sérios a respeito da prece.

Em seu livro A oração, seu poder e efeitos, publicado em 1944, escreveu:

A oração éuma elevação da alma até Deus. É um ato de amor e adoração para com Aquele a quem se deve esta maravilha a que se chama vida.

De fato, a oração representa o esforço do homem para se comunicar com um ser invisível, Criador de tudo o que existe, suprema sabedoria, força e beleza, Pai e salvador de cada um de nós.

Longe de consistir numa simples recitação de fórmulas, a verdadeira oração representa um estado místico em que a consciência se absorve em Deus.

Este estado não é de natureza intelectual e, por isso, conserva-se inacessível para filósofos e sábios. Da mesma forma que o sentido do belo e do amor, não exige qualquer conhecimento livresco.

As almas simples sentem Deus tão naturalmente como sentem o calor do sol ou o perfume duma flor. Mas esse Deus, tão abordável para aquele que O sabe amar, se oculta àquele que O não sabe compreender. O pensamento e a palavra sentem-se impotentes para descrevê-lO.

Doutor Alexis Carrel estudou ainda o efeito da prece nas curas e afirmou: A oração tem, por vezes, um efeito que poderemos chamar explosivo. Há doentes que têm sido curados quase instantaneamente.

Em alguns segundos ou, quando muito, em algumas horas, os sintomas desaparecem e as lesões orgânicas cicatrizam.

Por tal motivo, o médico que vê o seu doente orar deve-se regozijar com isso, pois a calma proveniente da oração é uma poderosa ajuda para a terapêutica.

Se a oração é tão eficiente, de tão salutares resultados, indagam alguns qual será a melhor forma de orar, qual o local mais adequado.

E recordamos Jesus, em Sua orientação: Entra em teu quarto e fechada a porta, ora ao Pai em segredo.

Ou seja, recolha-se para sua intimidade, onde esteja, na rua, no escritório, no lar, e dialogue com o Pai. Desnude a sua alma e diga das suas necessidades.

*   *   *

Dizem que, certa feita, um homem do povo, muito simples, entrou em um templo religioso, postou-se bem ao fundo e ali ficou.

O que o senhor está esperando? – Perguntou alguém.

A resposta foi surpreendente:

Eu olho para ele. Ele olha para mim.

A sua sentida prece, na qual ele se permitia penetrar pela Divindade, e a Deus enviava o que havia de mais puro em sua alma, não precisava de palavras.

Oração é sentimento. Oração é ação. Oração é diálogo do filho com o Pai. Por isso mesmo, não precisa de fórmulas especiais, preparadas, rebuscadas.

Diálogo simples, que é agradecimento, louvor ou gratidão.

Redação do Momento Espírita, com base no livro
A oração, seu poder e efeitos, de Alexis Carrel,
 ed. Tavares Martins.
Em 14.9.2015.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998