Momento Espírita
Curitiba, 25 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Onde está o inimigo?

Lemos, dia desses, interessante artigo de um antropólogo. Intitulava-se: O inimigo está lá fora!

A abordagem girava em torno da competitividade nas empresas. E alertava a respeito da inexistência da união entre os funcionários.

Em vez de se unirem a fim de planejarem estratégias de mercado, conquista de novos segmentos, crescimento conjunto, um departamento envidava esforços para mostrar as falhas do outro setor.

Em vez de estarem a planejar estratégias para melhorar a performance da empresa, os funcionários concentravam toda sua energia em coletar dados, elaborar planilhas, gráficos e estatísticas para derrotar o colega de trabalho.

Ninguém estava se preocupando senão consigo próprio, em aparecer, em mostrar a sua eficiência e as falhas alheias.

O tempo, que deveria ser empregado para o melhor atendimento ao cliente, à melhoria da qualidade, era desperdiçado com a fofoca, preparar armadilhas e dificultar o trabalho do colega.

Em vez da preocupação em criar um ambiente sadio e produtivo, uma convivência amistosa, existia o preparo de planos para destruir o companheiro.

Naturalmente, uma empresa com tais funcionários vai mal. Tem problemas sérios em relação a seus clientes, à qualidade, à logística, à distribuição em todas as áreas.

Enquanto a empresa vai apresentando desempenho negativo, comprometendo empregos, cargos, funções, salários, os colaboradores se ocupam em combater seus pares.

Procuram erros nos outros em vez de corrigir os próprios equívocos.

O artigo finalizava aconselhando ser imprescindível acabar com as brigas internas, pois elas são contagiosas e atingem a todos.

Lembrava, por fim, que o pretenso inimigo não está dentro da empresa. O adversário é o concorrente. E há que se ter união para vencer em qualidade e crescer.

*   *   *

Embora a temática objetive o lucro, o crescimento material, no caso em tela, de imediato nos recordamos das palavras do Celeste Amigo: A casa dividida não subsistirá.

Jesus, o Mestre dos mestres, estabeleceu linhas de ação para a felicidade do ser humano.

Elas são válidas para a vida, em todas as suas nuances. Também para as questões do progresso e bem-estar do indivíduo e da coletividade.

Excelentes em todos os tempos, quem siga as regras do Nazareno alcançará paz íntima, serenidade nas dificuldades e felicidade.

Será um promotor da tranquilidade onde se encontre. Como profissional, um colaborador eficiente, com preocupação em realizar o melhor sempre.

Aquele que prioriza o bom atendimento, a gentileza, o coleguismo. Pronto a auxiliar a chefia, subalternos ou iguais, sem preocupação em sobrepujar a ninguém.

No lar é o que serve, se preocupa com o outro, na tentativa ideal do exercício do amor ágape.

Na sociedade, é o que age a bem de todos, consciente de que ninguém pode viver sozinho.

E que todos compomos, neste lar chamado Terra, uma única família que deve se unir sob os laços do amor.

Redação do Momento Espírita, com base em artigo intitulado
O inimigo está lá fora, de Luiz Marins, publicada na revista Voe trip, ano 22,
de abril de 2010 e no site www.marins.com.br e com citação do versículo 25,
do cap. 12 do
Evangelho de Mateus.
Em 21.1.2016.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998