Momento Espírita
Curitiba, 19 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Interconectados

Depois de sofrer o acidente, que lhe deixou sequelas emocionais e físicas, o cineasta americano Tom Shadyac teve uma grave depressão e pensava em morrer.

Quando, finalmente, conseguiu superar essa crise, realizou um documentário intitulado Eu sou, em que perguntou a pensadores, poetas, escritores, cientistas e filósofos da atualidade o que está errado no mundo e o que podemos fazer a respeito disso.

As respostas o ajudaram a perceber o quanto nos iludimos e nos distanciamos de nossa essência.

Segundo seus entrevistados, a ciência descobriu que tudo o que vive no planeta está interconectado. O que acontece com um ser, não importa quem ou o que seja ou onde esteja, afeta os demais.

Também ouviu a afirmativa de que faz parte da essência humana amar e cooperar uns com os outros.

Muitas experiências apontam que cenas de altruísmo despertam o desejo de ajudar, de melhorar, e fazem aflorar um sentimento de amor ao próximo e a vontade de colaborar.

Porém, como vivemos em um mundo que nos distancia dessa premissa, fomentando a competição, o consumo, a posse, o poder, a cultura de aparências, deixamos de amar e cooperar para competir.

Esse afastamento da real essência humana nos torna infelizes e gera problemas de diferentes ordens.

Os entrevistados concluíram que o amor é a solução.

*   *   *

Há dois mil anos, Jesus Cristo deixou o ensinamento de que deveríamos amar uns aos outros. Falou em amor, perdão, reconciliação. Enfim, Ele nos deu a chave para uma vida feliz.

Ao longo dos séculos, fomos criando muitas necessidades e parâmetros materiais para a obtenção da felicidade, distanciando-nos desses ensinamentos e acreditando que a riqueza e a posse de bens nos fariam felizes.

Quando deixamos de nos ver como partes de um grande todo, considerando-nos oponentes, competidores, criamos para nós um mar de sofrimentos.

O egoísmo e o orgulho ganharam força, predominaram e, ao longo do tempo, vêm sendo reforçados por mentes que têm interesse em manter as diferenças por meio da opressão, do medo, da subjugação, das guerras, da segregação.

No entanto, muitos resistimos a essas influências e nos esforçamos para vencer o egoísmo e o orgulho, males que geram tantos outros.

Artistas, cientistas, poetas, escritores, filósofos, ao redor do mundo, usam suas habilidades e aptidões para influenciar as pessoas a manter acesa essa centelha que Deus colocou no coração do homem quando o criou: o amor.

A capacidade de amar é inata no ser humano. Nasce conosco. Faz parte de nossa alma imortal.

Quando amamos, quando fortalecemos o amor, seus efeitos se espalham ao nosso redor, em ondas, beneficiando todos os que estão conectados a nós.

E assim podemos fazer a diferença no mundo, espalhando para todos os seres viventes o que gostaríamos de receber também.

*   *   *

A única finalidade da vida é crescer. A suprema lição é aprender como amar e ser amado incondicionalmente.

As maiores recompensas da vida inteira vêm do fato de abrirmos os nossos corações para os que necessitam. As maiores bênçãos vêm sempre de ajudar os outros.

 

Redação do Momento Espírita, com base no documentário I am,
de Tom Shadyac, datado de 2011 e com frases finais do livro
A roda da vida
– Memórias do viver e do morrer, de Elizabeth Kübler-Ross,  ed. Sextante.
Em 13.4.2016.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998