Momento Espírita
Curitiba, 16 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Cinco preciosidades

Na Sua infinita bondade, Deus providenciou que nosso corpo fosse feito maravilhosamente, com sentidos que nos ajudam a perceber Suas obras e ter prazer com elas.

Se estamos ouvindo esta mensagem, é porque somos dotados do sentido da audição.

Graças a essa preciosidade, podemos notar as nuances de tom de voz de uma pessoa querida, o sussurro do vento entre as árvores, o farfalhar das folhas caídas, roçando o chão, a risada gostosa de uma criancinha.

E quantas emoções nos são propiciadas graças à audição? A doçura da canção de ninar, o encanto de uma sinfonia, a cadência ritmada dos versos de um poema, uma declaração de amor.

Mas Deus, que nos criou no íntimo de nosso ser e nos teceu no ventre de nossa mãe, nos brindou ainda com o sentido da visão.

É Ele que nos proporciona momentos agradáveis de contemplação da natureza.

Graças à visão, nos extasiamos com as bochechas coradas de uma criança feliz; com a chuva caindo sobre os campos; o vermelho, dourado e violeta do pôr do sol; a escala de cores do arco-íris.

Tudo graças ao olho humano, que é capaz de distinguir mais de trezentas mil cores!

Artefato inimaginável, próprio de um Deus infinito em Seus atributos.

Um Deus que se esmerou ainda mais e nos deu o olfato, que nos permite distinguir uns dez mil odores: o aroma da nossa comida favorita; o delicado perfume da violeta, que se distingue do jasmim, do cravo, da sutileza da camélia, da exuberância da lavanda.

Quem já não se extasiou com o cheiro da terra molhada pelas primeiras gotículas da chuva?

E que se dizer, então, do tato? Esse sentido que nos permite sentir a brisa suave no rosto, o abraço caloroso de quem amamos...

O tato que nos permite sentir o aveludado pelo do gato manhoso, que se espreguiça na tarde quente. Também a aspereza da lixa e a suavidade de uma fruta.

E basta que demos uma mordida numa fruta para que entre em ação o paladar. Nossa boca é inundada por uma mistura de sabores sutis, à medida que as papilas gustativas captam a sua complexa composição química.

De fato, temos motivos de sobra para exclamar com o salmista: Quão abundante é a Tua bondade, ó Deus!

*   *   *

É bom que pensemos a respeito dessas preciosidades que são os nossos cinco sentidos para que os utilizemos de forma mais plena.

Portanto, que nossos olhos saibam descobrir a beleza, o encanto da manhã que se lança, luminosa, espancando a noite.

Que nossos ouvidos se aprimorem na captação dos sons mais delicados, descobrindo a gota que cai, devagar, escorrendo da nuvem preguiçosa, o canto longínquo de alguém saudoso...

Que nosso olfato se detenha na descoberta de aromas sempre novos que a natureza oferece.

Que nosso tato se aprimore no abraço, na carícia, no aperto de mão espontâneo e fraterno.

E, quando estivermos à mesa, sentindo o sabor que nos causa prazer, lembremos de Deus e aprendamos a louvá-lO enquanto nos deliciamos com a pizza, o cachorro-quente, o sanduíche predileto, o sorvete, o arroz com feijão.

Aprendamos a agradecer ao Pai por nos ter oferecido, para nosso prazer na Terra essas cinco gemas preciosas.

Pensemos nisso hoje, amanhã e sempre.

Redação do Momento Espírita, com
citação do Salmo 31, versículo 19.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 32, ed. FEP.
Em 26.3.2018.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998