Momento Espírita
Curitiba, 19 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Prioridades
 

Numa aula de filosofia, o professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Para tanto, pegou um vaso de boca larga e dentro colocou, primeiramente, algumas pedras grandes. Então perguntou à classe:

O vaso está cheio?

Pelo que viam, o vaso estava repleto e, por isso, os alunos responderam: Sim.

O professor, então, pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes, e ele novamente perguntou aos alunos:

E agora? Está cheio?

Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu novamente: Sim. Continuando, o professor levantou uma lata com areia e começou a derramar, aos poucos, dentro do vaso.

A areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos. E, pela terceira vez, o professor perguntou:

Então? Está cheio?

Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas, novamente muitos responderam afirmativamente.

Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, ele perguntou para a classe:

Qual o ensinamento que podemos tirar desta demonstração?

Um jovem aluno levantou a mão e respondeu:

Não importa o quanto a agenda da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá inserir mais coisas!

Não exatamente, respondeu o professor.

O ponto é o seguinte: Se você não colocar, em primeiro lugar, as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais conseguirá colocá-las.

Vamos! Experimente! Disse o professor ao aluno, entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro, e a mesma quantidade de pedras grandes, de pedregulho, de areia e de água.

O aluno começou a experiência colocando a água, depois a areia, depois o pedregulho e, por último, tentou colocar as pedras grandes.

Verificou, surpreso, que elas não couberam no vaso. Ele já estava repleto com as coisas menores. Então, o professor explicou:

As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida: seu crescimento moral e espiritual, seu relacionamento familiar, suas amizades. Quando você dá prioridade a isso e se mantém firme, as demais coisas se ajustarão por si mesmas.

Mas, se você preencher sua vida somente com as coisas pequenas, então aquelas que são realmente importantes, nunca terão espaço.

*   *   *

Caso você tenha, até agora, preenchido a sua vida com as coisas pequenas, recomece. Ainda é tempo de inverter a ordem das coisas.

*   *   *

Jesus recomendou: Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua justiça e tudo o mais vos será dado por acréscimo.

O Reino de Deus está em nossa intimidade, conforme afirmou o Mestre várias vezes. Assim, ocupando-nos com o nosso aprimoramento espiritual, estaremos dando prioridade às coisas realmente grandes.

 

Redação do Momento Espírita
Em 13.09.2010.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998