Momento Espírita
Curitiba, 29 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone O amor cura

Jacinto Convit García foi um médico venezuelano reconhecido por descobrir a vacina contra a lepra, o que lhe valeu o Prêmio Príncipe das Astúrias de investigação científica e técnica, além de ser nomeado para o Prêmio Nobel de Medicina em 1988.

Louve-se o seu caráter humanitário, insurgindo-se contra o tratamento desumano dado aos chamados leprosos, em seu país, que eram acorrentados e vigiados por guardas.

Diante de tais abusos começou por exigir um melhor tratamento para esses pacientes.

Dedicado a essa causa, criou uma força-tarefa, a que se uniram mais oito companheiros médicos, objetivando encontrar a cura para o mal de Hansen, correta denominação da lepra.

Comprovando que um determinado composto poderia agir com eficácia contra a hanseníase, conduziu, naturalmente, todos os portadores a melhores condições de vida.

Gradualmente, isso foi redundando no encerramento de grande parte das chamadas leprosarias.

Convit deixou um legado incrível para a Medicina. Em 2011, aos noventa e oito anos, liderou uma equipe no Instituto de Biomedicina, com o intuito de encontrar uma vacina contra o câncer de mama, estômago e colo do útero.

Esse homem trabalhou em pesquisas até quase os cem anos de idade. Também no atendimento a pacientes que vinham de todos os lugares.

Sua história de vida nos inspira. Suas frases nos remetem a profundas reflexões:

O amor é a cura para todos os males da vida. Não há nada que não possa ser resolvido com esse sentimento, desde que seja puro.

Quando optamos por seguir o amor, percebemos que nossas vidas se tornam mais leves. E mesmo as piores coisas que chegam em nosso caminho se tornam menos poderosas porque encontramos uma grande rocha para nos apoiar.

O amor nos ajuda a crescer a cada dia, buscar uma vida melhor para nós mesmos e para aqueles ao nosso redor.

O amor é empatia, é dedicação. É saber reconhecer o outro, é lutar para que todos sejam tratados de maneira igual.

É fazer da própria vida um exemplo. É lutar para que o mundo seja um lugar melhor.

É buscar a cura de doenças e dedicar a vida para o bem de outras pessoas.

É nesse sentimento maior que devemos focar, porque nos torna pessoas melhores e faz o universo girar.

Escolhendo o amor, ajudamos a semear um mundo melhor para todos.

*   *   *

Nestes dias que enfrentamos na Terra, é uma bênção termos o exemplo de grandes homens como esse médico venezuelano, incentivando-nos à construção de um mundo melhor!

Seu trabalho, seus estudos, sua filosofia de vida nos dizem que, em muitos pontos deste planeta, o amor floresce.

E frutifica em seres humanos que se esmeram no atendimento ao próximo, ao seu irmão. Criaturas que se importam com as dores alheias, com suas enfermidades e desejam amenizar seus sofrimentos.

Pessoas abnegadas como Convit, que partiu para a Espiritualidade, em 2014. Com certeza, de onde se encontra, prossegue a insuflar ideias generosas a todos os que desejem se lhe irmanar nos mesmos ideais de dedicação ao próximo.

Redação do Momento Espírita, com base em
 dados biográficos de Jacinto Convit García.
Em 20.5.2020.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998