Momento Espírita
Curitiba, 28 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone A era da ansiedade

Respire fundo. Feche os olhos. Expire sem pressa.

Você é capaz de estar aqui, presente por completo, durante estes cinco minutos?

Poucos de nós conseguimos. A mente e o coração andam agitados demais e, se o corpo não respirasse sozinho teríamos dificuldade até para inspirar e expirar.

Muitos andamos sobrecarregados emocionalmente. Incertezas, preocupações, medos - são tantos os nomes que aprendemos a dar.

O mundo nos exige muito: competição desenfreada, satisfações a todos, padrões que mudam toda hora.

Por isso, a raiva surge sem ser convidada e com frequência incômoda. A impaciência está presente quase sempre. O mau humor parece que veio para ficar.

Tudo nos incomoda. Difícil tolerar as pequenas coisas, as pequenas adversidades, os pequenos tropeços dos outros e também os nossos.

Difícil agradar. Difícil estar sempre bem. Difícil atender as expectativas...

Alguns pedimos ajuda. Resolvemos fazer terapia, tratamentos mais profundos, buscando alguém que nos ensine a nos conhecer e a desacelerar.

Muitos só estamos toleráveis para nós e para os que vivem ao nosso redor graças à medicação.

Vivemos a era dos medicamentos, que atuam no reequilíbrio das emoções, que auxiliam a reorganizar a mente, que se perdeu de uma forma preocupante.

Vivemos a era da ansiedade.

Então, o que podemos fazer por nós? Como conquistar o equilíbrio em meio ao caos de dentro e de fora?

Somente uma reanálise da existência e seus verdadeiros propósitos é capaz de organizar o Espírito em agonia.

Recordar que somos Espírito numa experiência temporária no corpo. Assim, os ideais espiritualistas, o conhecimento da sobrevivência à morte física, tranquilizam o homem, fazendo com que considere a transitoriedade do corpo e a perenidade da vida.

Buscar aplicar o tempo na aquisição de recursos imortais, de tudo aquilo que levaremos conosco, que nos propicie beleza da alma, que nos traga paz e perfeição.

Guardar, disciplinadamente, intervalos para a meditação diária, mesmo com dificuldade, nos primeiros momentos desse exercício.

Ter a oração como higiene espiritual indispensável, várias vezes ao dia.

Alimentar-se de conteúdos enriquecedores na área da cultura, das artes, dos estudos. Toda boa palavra ressoando, seguidamente, nas paredes da alma vai lhe alterando os padrões vibratórios.

Desligar-se dos eletrônicos, desconectar-se de tudo que é fonte de ansiedade, a partir de determinado horário do dia, favorecendo a preparação para uma boa noite de sono.

Se desejamos aproveitar melhor o momento do desligamento temporário da noite, quando o Espírito estará em atividade no mundo espiritual, preparemo-nos melhor, programando os sonhos com mais seriedade e compromisso renovador.

Por fim, são válidas ainda, para este momento de ansiedade, de insatisfação, de tormento, as lições do Cristo sobre o amor ao próximo, a solidariedade fraternal e a compaixão.

Com elas, mudamos as energias em torno de nós, instalamos o otimismo renovador, sintonizamos com Espíritos que nos renovam as forças e nos resgatam das armadilhas dos pensamentos ansiosos.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 1, item A ansiedade,
 
do livro O Homem Integral, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
 psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 18.8.2022.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998