Momento Espírita
Curitiba, 25 de Abril de 2025
busca   
no título  |  no texto   
ícone Previsão do tempo

A modernidade nos trouxe diversas facilidades. Entre elas, a de ter na palma de nossas mãos detalhes meteorológicos do mundo todo, a qualquer momento.

Cada manhã, podemos acionar um aplicativo que nos informa temperatura mínima e máxima, previsão de chuva, alertas climáticos de tempestades, ciclones ou tempo extremamente seco.

Alguns informam a qualidade do ar, sugerindo hidratação ou uso de máscara, em situações de seca intensa. Ou busca de proteção, abrigo, em caso de granizo ou nevasca.

Dessa maneira, podemos sair de casa prevenidos, cientes do que teremos que enfrentar.

Consequentemente, podemos nos preparar usando as roupas adequadas, levando guarda-chuvas, capas, garrafas de água. Ou, se for o caso, evitando sair de casa nesse dia.

Raramente, na atualidade, seremos apanhados de surpresa, indo para o trabalho com roupas leves, quando a previsão estabelece que as temperaturas não irão passar dos quinze graus.

Mas, será que existe algum aplicativo para nosso dia moral, os acontecimentos no campo das relações, as experiências de vida, as provações que precisamos enfrentar?

Naturalmente, a resposta é não.

Alguns de nós, quem sabe, apreciaríamos saber com antecedência se o tempo vai fechar ou se teremos um dia limpo.

Gostaríamos de saber se seremos surpreendidos por uma frente fria ou por uma onda de calor insuportável, desencadeada por alguns acontecimentos.

Seria bom se pudéssemos estar preparados para receber certa notícia; para podermos saber o que dizer, como nos comportarmos diante de alguma ocorrência significativa.

Não há nada que nos mostre o futuro. No entanto, existem instrumentos que nos preparam para o enfrentamento de tudo, venha o que vier.

Principiamos pela oração. Começar o dia sem uma oração é quase como sair de casa sem se vestir ou vestido de forma inadequada ao clima e às circunstâncias.

A oração é um hábito de higiene da alma, em primeiro lugar. Ela tem aspectos terapêuticos e transcendentes.

Ela nos coloca em contato com nossa essência, nos ensina a agradecer pela vida, nos injeta ânimo e cria esse vínculo com a Espiritualidade que nos acompanha os passos.

E nossos anjos de guarda, os benfeitores espirituais, sabem muito bem da previsão do tempo de nossas vidas, podendo nos auxiliar com suas boas inspirações.

A oração nos vincula ao Criador, à fonte da vida. Liga-nos ao Universo todo e, nesse processo, as nossas energias são recarregadas.

Pedimos forças. Pedimos paciência e equilíbrio para os enfrentamentos. Pedimos que tenhamos calma e não percamos o rumo.

Ao lado da oração, uma leitura saudável. Uma mensagem de otimismo, de esperança. Algo que nos remeta à lembrança de uma lição de Jesus, que nos invoque a Sua figura de Mestre e Pastor.

Por fim, a disposição de amar, de praticar o bem e sermos instrumentos da paz na face da Terra.

Aliando esses instrumentos, estaremos, naturalmente, preparados para o que vier, faça chuva ou faça sol, frio ou calor intenso.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita
Em 13.3.2025

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2025 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998