Que tal começar o dia realizando uma tarefa, mesmo que seja pequena?
Esta é uma sugestão de William Mchaven, ex-fuzileiro naval e reitor de uma universidade americana, em seu livro Arrume a sua cama.
Segundo ele, são pequenas atitudes que podem mudar a nossa vida e quem sabe a vida de alguém à nossa volta.
De acordo com um site de pesquisa, nós conheceremos cerca de dez mil pessoas ao longo da vida.
Se cada um de nós conseguir alterar a vida de apenas dez pessoas, e cada uma delas mudar a vida de outras dez, em seis gerações, teremos mudado toda a população do mundo, oito bilhões de pessoas.
Não importa a nossa etnia, a orientação religiosa, o gênero ou a condição social. Nossas lutas, neste mundo, são semelhantes.
As lições para vencê-las e andar para a frente se aplicam igualmente a todos nós.
Se arrumarmos nossa cama todas as manhãs, teremos realizado a primeira tarefa do dia. Isso nos poderá encorajar a assumir outra. E outra e mais outra.
No fim do dia, essa primeira tarefa terá se transformado em muitas. Arrumar nossa cama reforça a ideia de que as pequenas coisas da vida são importantes.
Se desejamos mudar o mundo, comecemos realizando pequenos mas significativos labores.
* * *
Somos responsáveis por nós mesmos, pelo nosso crescimento individual.
Cada passo, por menor que pareça, contribui para isso. A ideia de começar o dia com uma tarefa simples, nos ensina a valorizar as pequenas ações como alicerces para grandes transformações.
Jesus nos contou a parábola do grão de mostarda. Esse grão, quase insignificante, tem o potencial de crescer e se tornar uma árvore frondosa.
De igual maneira ocorre com nossas atitudes diárias. Um gesto aparentemente comum pode desencadear mudanças significativas em nossa vida e na vida de outros.
Pequenos atos, como retirar da mesa os pratos e talheres, varrer um ambiente, reforçam a ideia de que o progresso espiritual é construído gradualmente, dia após dia, ação por ação.
Não é necessário esperar grandes ocasiões para fazer o bem ou transformar o mundo. Nossas pequenas atitudes têm o poder de influenciar positivamente aqueles ao nosso redor.
Organização, disciplina, gentileza, um sorriso, um simples cumprimento, podem ser como uma pedra lançada em um lago, gerando ondas que se propagam muito além do ponto inicial.
Ao realizar pequenas coisas com dedicação, ampliamos nossa capacidade de enfrentar desafios maiores. Cada ação positiva, por menor que seja, contribui para a melhoria do mundo.
Se desejamos a transformação do planeta, comecemos por nós mesmos com atitudes simples. Arrumar nossa cama pode parecer insignificante, mas é um símbolo de ordem, disciplina, atenção.
Varrer a calçada em frente à nossa casa, acondicionar o lixo devidamente. Tudo contribui para o bem geral.
Tenhamos em mente que, assim como o grão de mostarda se torna uma planta altamente produtiva, nossos pequenos esforços diários são sementes que, cultivadas com persistência, poderão se transformar em grandes realizações.
Vamos ajudar a mudar a face do mundo?
Redação do Momento Espírita, com base no livro
Arrume a sua cama, de William H. McRaven,
ed. Planeta.
Em 27.3.2025
Escute o áudio deste texto