Existem religiosos que afirmam que o mundo é poço de tentações e culpas. E procuram isolamento para preservação da própria pureza.
Entretanto, mesmo aí, no silencioso retiro em que se acolham, por mais humildes se façam, comem os frutos e vestem a túnica que o mundo lhes oferece.
Muitos escritores alegam que o mundo é vasto arsenal de incompreensão e discórdia, viciação e delinquência.
Contudo, é no mundo que recolhem o precioso material em que gravam as próprias ideias e encontram os leitores que lhes compram os livros.
Muitos pregadores clamam que o mundo é vale de malícia e perversidade, como se as criaturas humanas vivessem mergulhadas em piscina de lodo.
Todavia, é no mundo que adquirem os conhecimentos com que embelezam o próprio verbo e acham os ouvintes que lhes registram respeitosamente a palavra.
Muitas pessoas dizem que o mundo é local de perdição em que as trevas do mal senhoreiam a vida.
No entanto, é no mundo que receberam o regaço materno para tomarem o arado da experiência. É no mundo que se nutrem confortavelmente a fim de demandarem mais altos planos evolutivos.
O mundo, obra-prima da Criação, indiferente às acusações gratuitas que lhe são desfechadas, prossegue florindo e renovando, guiando o progresso e sustentando as esperanças da Humanidade.
*
Ampliemos nossa visão. Permitamos que o sentimento perceba o abraço do Pai Criador.
O mundo em que vivemos está longe de ser morada superior, uma vez que aqui estamos aqueles que ainda insistimos no erro.
Por isso, necessitamos de atendimento hospitalar para nossos vícios morais.
Este é um mundo hospital, um hospital-escola, o que não o torna menos belo.
Caminhemos pelas instalações de um desses hospitais modelo da Terra e vejamos o cuidado, a organização, a disciplina dos servidores e a gigantesca estrutura para atender os pacientes.
São pequenas cidades construídas em prédios bem iluminados, bem projetados, com equipamentos de alta tecnologia para providenciar conforto a quem precise.
Nutricionistas garantindo as melhores refeições; enfermeiros competentes e amorosos; profissionais de informática dedicados; equipes de limpeza e higienização treinadas constantemente.
Quartos confortáveis, leitos de última geração, centros cirúrgicos prontos para qualquer tipo de intervenção.
Assim é o planeta Terra, oferecendo-nos uma estrutura admirável para que possamos ser bem atendidos durante o tempo que passamos aqui.
O paciente, muitas vezes distraído com suas enfermidades, não percebe a beleza que o cerca.
Reclama da dor da injeção que lhe traz o analgésico; reclama dos exercícios repetitivos propostos pelo fisioterapeuta, pois não enxerga o bem maior.
Façamos essa experiência de olhar o mundo de forma distinta. Deixemos de ver o estado de doença, os outros pacientes, e olhemos o hospital.
Percebamos tudo que nos é dado para que tenhamos excelente atendimento.
Ficaremos encantados descobrindo que Deus tudo nos provê. Temos aquilo de que precisamos para crescer, para darmos mais um passo na busca por sermos melhores.
Redação do Momento Espírita, com base no cap. 12,
do Livro da esperança, pelo Espírito Emmanuel,
psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. CEC.
Em 21.4.2025
Escute o áudio deste texto